Quem Somos

A Woodz é uma marca independente de óculos e relógios sustentáveis fundada em 2015, em São Paulo, por um casal carioca. Com produtos autênticos que promovem uma atitude mais sustentável e socialmente responsável, nossa busca começa na fase de design, onde experimentamos diferentes materias em sintonia com o meio ambiente. O processo produtivo e logístico também é pautado pelo comércio justo, onde inspecionamos e escolhemos cuidadosamente os fornecedores que compartilham os nossos valores éticos e sociais.

Design Brasileiro

Inspirado pelas nossas florestas tropicais e pela arquitetura das grandes cidades, representamos um estilo de vida mais minimalista, com um olhar contemporâneo e urbano.

A Natureza Urbana

Vivendo numa grande cidade como São Paulo, o verde se torna mais escasso na paisagem de concreto. Cresce a demanda por novas formas criativas de incorporar mais natureza ao nosso cotidiano. E nesse contexto, unindo moda, design, tecnologia, recursos naturais renováveis e produção consciente, buscamos criar acessórios clássicos para o nosso dia a dia.

>> Foto do jardim mineral de Roberto Burle Marx, na sede do banco Safra em São Paulo: @ArchDaily

Sustentável e Autêntico

Materiais orgânicos vivos como a madeira são um símbolo de originalidade, têm tantas variações e tonalidades que cada produto se torna verdadeiramente único. Integrar a autenticidade natural da madeira com elementos industriais para criar produtos funcionais, é a essência do nosso processo de design.

Materiais que fazem a diferença

Seja com madeira de reflorestamento, fibra de abacaxi, acetato de bio celulose, aço inoxidável reciclado, algodão orgânico, tecido de PET reciclado, queremos estar sempre na vanguarda das novas alternativas mais limpas de produção. Pensamos em todas as soluções possíveis para fabricar produtos com o menor impacto ambiental. Mas antes de colocar uma ideia nova em produção, testamos cuidadosamente as propriedades de cada novo material para garantir que atendem as exigências de qualidade e durabilidade dos nossos produtos.

Nossos relógios são feitos em madeira certificada de reflorestamento, com pulseiras de fibra de Abacaxi Pinatex, um novo material que pode se assemelhar ao couro na forma, mas é completamente diferente no impacto ambiental.

Madeira

A madeira é a nossa principal matéria-prima, por isso, nossa primeira preocupação é entender de onde vem nossa madeira e a cadeia de produção que a sustenta. Na escolha de nossos fornecedores, exigimos todas as certificações internacionais de origem, junto com as certificações para uso e conformidade atóxica de madeira.

Manter a rastreabilidade de todas as matérias-primas utilizadas em nossa cadeia produtiva é um desafio complexo. É por isso que as certificações internacionais de madeira são importantes para garantir que todos os nossos fornecedores promovam uma gestão ambientalmente adequada das florestas do mundo de acordo com os princípios de uma plantio sustentável.

Embora alguns possam argumentar contra a madeira de reflorestamento, acreditamos que os benefícios ambientais, sociais e econômicos são em geral positivos. À medida que as árvores crescem nas florestas de plantio, elas geram O2 e retêm C02. Os produtos feitos de madeira armazenam esse CO2 ao longo de todo seu ciclo de vida. Além disso, as florestas plantadas fornecem emprego e subsistência às comunidades locais, processando e comercializando produtos florestais e protegendo parte da vegetação original e da vida selvagem. Manter e melhorar estas atividades é uma parte integrante da gestão florestal sustentável.

Bio Acetato M49

O acetato é um material biodegradável à base de celulose extraído de plantas de algodão mais sustentável do que outras formas de plástico de origem fóssil. O diferencial do bio acetato italiano Mazzucchelli M49 usado em nossos óculos é um plastificante vegetal especial usado na composição, resultando em um acetato vegano e biodegradável de fontes 100% renováveis.

Fibra de Abacaxi Piñatex®

Piñatex® é uma nova alternativa ao couro natural feito de fibras extraídas das folhas de abacaxi, um produto que atende todos os princípios da sustentabilidade ao mesmo tempo. É um material totalmente reaproveitável, que substitui o couro legítimo de alto impacto ambiental e e traz novas fontes de renda para os agricultores de subsistência, permitindo que eles aproveitem ao máximo suas safras de abacaxi. A partir de 2020, começamos o processo de substituição das nossas pulseiras de couro de origem animal por pulseiras de couro Pinatex.

PET Reciclado

O plástico é nosso maior inimigo e lutar contra qualquer uso desnecessário de plástico fóssil é nossa missão. Estudos sugerem que até 2050, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Reduzir, reciclar e reaproveitar é a única forma responsável de avançar. Hoje nossas embalagens são 100% sem plástico e usamos o plástico apenas em alguns pequenos componentes que ainda não têm alternativas viáveis. Sabemos que a grande maioria dos plásticos usados na produção industrial pode ser substituída por outros materiais alternativos. Atualmente, algumas de nossas pulseiras de relógio e panos para limpeza das lentes são derivados de garrafas de plástico PET recicladas.

Algodão orgânico sem tingimento

O “Algodão Colorido da Paraíba”, como é localmente conhecido, foi inicialmente desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, cuja pesquisas resultaram no algodão que já nasce colorido. A pluma não necessita de qualquer tipo de tingimento químico, economizando assim 87,5% da água que seria consumida num processo convencional de produção e acabamento de malha ou tecido.

O algodão orgânico da Paraiba é cultivado por pequenos produtores que recebem o melhor preço por quilo de algodão no Brasil. Esse incentivo à agricultura familiar ajuda a combater as grandes monocultura de produtos que causam danos ao solo e atrapalham o desenvolvimento social da região.

Embalagem Reciclada e Biodegradável

Nossas embalagens são pensadas de forma a causar o menor impacto ambiental possível. A começar pelas caixas de papelão recicladas e certificadas pela FSC, até os estojo de feltro reciclado e os paninhos de limpeza das lentes de tecido de garrafas PET reciclada. Também eliminamos todos os manuais e folhetos em papel que acompanhavam o produto, substituindo-os pelo QR code dos manuais online.

Tecnologia com acabamento artesanal

Por trás dos nossos relógios e óculos de madeira existe muita tecnologia. Misturamos a melhor tecnologia, mas sem perder o toque artesanal. Experimentando novos caminhos, nossos produtos estão em constante evolução. Os limites são testados e as falhas são bem-vindas como oportunidades de aprendizado. Nossa motivação para experimentar soluções novas e mais sustentáveis move nossa paixão e transforma nosso trabalho em produtos que amamos.

Armações de madeira mais resistentes.

Os óculos de madeira so populares há alguns anos, mas alguns podem argumentar que não são resistentes e duráveis. Depois de alguns anos pesquisando e testando diferentes técnicas de produção, finalmente encontramos uma solução para produzir armações de madeira mais resistentes e flexíveis. Usando uma tecnologia inovadora de madeira laminada, primeiramente cortamos as tabuas de madeira em lâminas finas e depois com cola adesiva sob altíssima pressão e calor, juntamos as laminas formando uma placa de madeira multicamadas com propriedade mais leve, forte com boa elasticidade e tenacidade, muito semelhante às placas de madeira usadas em aeronaves, trens, construção cível e shape de skate.

Lente CR-39

Nossos óculos de sol usam lentes de resina CR-39 com proteção 100% UVA e UVB. Selecionamos a lente CR-39 como nossa lente padrão porque apresentam uma combinação única de propriedades óticas como claridade cristalina, altíssima nitidez, zero distorção, durabilidade e resistência contra arranhões e leveza que proporciona mais conforto.

Lentes de proteção Blue Light

A maioria dos nossos óculos de grau vem com opção para adicionar lentes de proteção Blue Light sem grau. Elas são feitos para proteger seus olhos da exposição da luz azul encontrada em aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores. Estudos mostram que a luz azul pode causar danos à retina e problemas de visão. As lentes Blue Light podem reduzir o impacto da luz azul e a fadiga ocular digital. Elas podem ajudar a aliviar o desconforto causado por muito tempo nos dispositivos, melhorar o sono e reduzir a probabilidade de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Mesmo se você não usa óculos de grau, deve considerar um par de óculos com tecnologia de bloqueio da luz azul, pois atualmente, quase todo mundo passa pelo menos algumas horas por dia olhando para telas digitais.

Madeira hipoalergênica sem tratamento químico ou pintura

Nossos óculos e relógios de madeira são 100% polidos à mão com óleo vegetal natural, que efetivamente isola a água, suor e mantém a elasticidade da madeira natural, evitando arranhões. Este óleo natural é hipoalergênico e livre de produtos químicos, reduzindo os riscos de qualquer tipo de alergia. Também não usamos tinta para pintar os óculos e relógios de madeira. Sabemos que a tinta geralmente usada para pintar madeira contém substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais à pele, como formaldeído, acetaldeído, benzeno, fenol, etc. Em algumas situações, podemos usar lâminas de madeira Maple pré-tingidos como uma das camada da armação de madeira. Mas esse processo de tingimento penetra em toda a espessura do material, sendo mais eficiente, menos tóxico e menos prejudicial ao meio ambiente.

Maquina Quartz Japonesa

De baixo dos mostradores de madeira natural, nossos relógios são equipados com a tecnologia japonesa das maquinas de quartzo Miyota. A maquina de quartzo é o coração do relógio e muita história e tecnologia da relojoaria está presente neste pequeno e fascinante componente. Escolhemos a maquina Miyota como nosso padrão por oferecer a melhor precisão e durabilidade do mercado para relógios de preço médio. A maquina já vem com bateria substituível SR626 de 1,55 volts da Sony.

Produção Sustentável e Comércio Justo

Da produção até a logística de entrega do produto na sua casa, dedicamos tempo e pesquisa para selecionar parceiros que ofereçam condições de trabalho e salários justos, compartilhando nossos princípios éticos e sustentáveis.

Produção Global

A produção manual de relógios e óculos está enraizada em séculos de tradição e história. Mas a evolução da tecnologia e a globalização mudou esse cenário. Mesmo que um produto diga na etiqueta que foi produzido em um determinado país, seus componentes provavelmente são oriundos de diferentes locais do mundo. Embora apoiamos e priorizamos fornecedores locais, estamos num mundo globalizado e para desenvolver produtos competitivos de alta qualidade, precisamos viajar pelo mundo para encontrar os melhores materiais, componentes e fabricantes. O resultado é um processo de fabricação global que garante a melhor tecnologia e qualidade em todos os aspectos. Mas seja em uma pequena oficina no Brasil ou em uma grande fábrica na Asia, nossa preocupação com salários justos, condições de trabalho adequadas e bem-estar dos colaboradores será sempre prioridade.

Nossas fábricas

Atualmente nossa produção está localizada no Brasil, onde produzimos a maioria de nossos óculos e pulseiras de relógio, e em Shenzhen (China), onde produzimos nossos relógios e alguns componentes de óculos. Em 2020, muitos ainda são contra a manufatura chinesa, mas a verdade é que Shenzhen se tornou o maior polo de produção de alta tecnologia do mundo com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), equivalente aos países da Europa Ocidental. Na verdade, Shenzhen tem uma regulamentação de trabalho muito rígida e salários mínimos de 341 dólares por mês, mais altos do que a maioria dos outros países em desenvolvimento.

Frete Carbono Neutro

Para reduzir as emissões de CO2 que o transporte das mercadorias produz, fazemos parceria com transportadores que têm controle de CO2 neutro. A partir do momento em que o produto sai da fábrica para o nosso armazém e depois para a sua casa, o impacto ambiental deste processo é devidamente quantificado (inventário de emissões) e depois compensado na mesma proporção (neutralização), através de ações de compensação ambiental como o plantio de árvores.

Giving Back
Nao basta só vestir bem, tem que fazer o bem

Como cidadãos globais, temos um modelo de negócio com consciência social que busca devolver para a comunidade parte dos nossos retornos financeiros. Queremos fornecer produtos que tenham valor para o cliente, mas que ao mesmo tempo nesse processo, também gere algum benefício para a sociedade. Esse sempre foi nosso princípio desde que começamos, ser socialmente responsáveis e retribuir àqueles a nossa volta. Atualmente essas são algumas das entidades que apoiamos com a sua compra.

3 árvores plantadas para cada produto

Devolvemos à natureza mais do que usamos. Para cada óculos ou relógio vendido, plantamos 3 novas árvores em parceria com a fundação "Tress for the Future", que investe no reflorestamento em diferentes áreas carentes do planeta, incluindo América do Sul, África e Ásia.

1 kg de alimento para cada produto

Além das causas ambientais, também nos preocupamos com as questões sociais da nossa comunidade. Em parceria com a ONG Banco de Alimentos, doamos 1 kg de alimento para cada óculos ou relógio vendido. O Banco de Alimentos promove a alimentação sustentável, por meio de estrutura logística própria que realiza a colheita urbana de alimentos descartados em fábricas, mercados, restaurantes, e os distribui para mais de 40 instituições sociais cadastradas, atendendo a mais de 22 mil pessoas por mês. Saiba mais sobre o projeto no site do Banco de Alimentos.

Outros Programas

Também apoiamos regularmente outras ações inspiradoras de organizações sociais e ambientais sem fins lucrativos com a doações de produtos. O Instituto Jacarenema dedicado à limpeza das praias do sudeste do Brasil e a Fundação Teto dedicada à construção de casas para moradores de rua em centros urbanos são exemplos de causas que contribuímos.

Encontrar o equilíbrio correto: uma desafio constante.

Escolher o melhor caminho sustentável, levando em conta aspectos ambientais, sociais e econômicos, nem sempre é simples como pode parecer. Precisamos tentar entender os reais benefícios e limitações de todas as novas alternativas de produção sustentável. É melhor ser biodegradável ou durável? "Animal Friendly ou "Slow Fashion"? Local ou global? Feito à mão ou com alta tecnologia? Madeira de Reflorestamento é ou não é sustentável? Estamos abertos a uma discussão honesta, sem hipocrisia e "Greenwashing". Nem sempre teremos a melhor solução para todos os clientes, mas acreditamos que sempre há algo que podemos fazer melhor. Nosso compromisso com a comunidade e o planeta não terminam com nossas iniciativas atuais. Percebemos que criar novas alternativas de produção consciente é um esforço constante, seja através de novos materiais com menos impacto ambiental ou de ações de "give back" para ajudar nos desafios da nossa comunidade. Encorajamos nossos funcionários, fornecedores e clientes a participarem do debate para sermos cada vez mais sustentável.